domingo, 25 de abril de 2010

Passeio Pelos Impérios VII - MARRAQUEXE OBRIGATÓRIA

De manhã, como era de prever, as motos tinham uma camada de pó maior do que um cobertor sob uma tempestade de areia. Saímos pela marginal, tão ou mais europeia do que as do Estoril ou de Cannes, para encontrarmos uma via dupla que se estendia por uma dezena de quilómetros. Depois, chegámos à nacional, que está a ser alargada durante cerca de uma centena. Foi, então, um passar sistemático do alcatrão para a terra. Um cansaço, que voltou a empoeirar motos, fatos, botas e capacetes, além de ter puxado pelas suspensões. Por tal, que melhor, do que recorrer às últimas imagens de Essaouira, que mostravam uma praia extensa, de águas brandas, a caminho do farol da cidade, para aliviar a pena…

Não foi difícil chegar ao hotel em Marraquexe. Estava afastado do centro e o acesso era relativamente directo. O Tichka Salam revelar-se-ia com dimensão de quatro estrelas, oferecendo-nos inclusivamente a possibilidade de darmos um mergulho na piscina. Foi à sua beira que almoçámos, sob chapéus-de-sol em pleno ambiente estival.
Para digerir o buffet, nada melhor do que uma caminhada rumo à já nossa conhecida praça Jemna Al Fna. Ao longo dos cerca de três quilómetros que distava, fomos recordando o carácter cosmopolita da cidade, que mostrava novamente uma circulação viária gigantesca, assim como uma movimentação de pessoas impressionante.Juntámo-nos próximo da torre Koutoubia, já com as pequenas janelas a iluminar o negrume da noite que envolvia particularmente aquela área da cidade. Ali próximo, a praça Fna já adquirira o brilho e a dinâmica que a noite lhe empresta. Juntam-se os contadores de estórias, os músicos, os acrobatas, os adivinhos, que são envolvidos pela turba que passeia.

Aliado a esse cenário, sobretudo ao fulgor luminoso, estão os restaurantes de levante e as carroças de laranjas. Entretanto, acometemos pela medina em pequenos grupos. Nós andámos pela área da roupa e das especiarias, calmamente, observando a panóplia de lojas e a quantidade de produtos de cada especialidade, sobretudo dos acessórios de moda. Um deslumbre.

Embora estejamos conscientes de que praticamente não conhecemos os monumentos de Marraquexe, parece que o sentido vai sempre para aquela manta de retalhos rosa e ocre, labirinto delirante de vielas e lojas, caleidoscópio de cores e balbúrdia de cheiros, que faz parte integrante da medina. Palácios sumptuosos, túmulos de ilustres e palmeirais imensos, não parecem fazer parte do nosso menu de interesses.

Percebemos, talvez tarde de mais, que estávamos perto da hora de fecho do comércio, pelo que muitas lojas já cerravam as portas, deixando aquelas ruelas ermas e cada vez mais escuras. Chegamos a um ponto onde todas já haviam fechado. Retrocedemos, em busca de orientação e luz. O crescendo de animação, deu-nos o bom caminho e, daí a pouco, voltámos a desembocar na praça Fna junto aos restaurantes. Nós e o resto da rapziada.A escolha gastronómica recaiu sobre um restaurante de levante, cujas mesas corridas tinham lugar para oito pessoas. Os pratos variavam entre 30 e 70 dirhams, mas serviram-nos sobretudo os mais caros. A refeição não saiu barata. Todavia, estávamos no coração da praça, entre toda a animação de quem vendia, jantava, servia ou simplesmente passava. Acabámos quase todos por nos juntarmos naquele restaurante. Menos mau.

Fizemos a digestão a espreitar as bancas de levante, algumas delas com desafios de desempenho engenhosos de simples. E de difícil desfecho triunfante: que o digam os concorrentes p+ortugueses, tentados a enfiar uma argola no gargalo de uma garrafa…. Mais á frente, comerciavam-se raízes curativas, gorros de lã do Atlas ou pequenas candeias para velas. Outros produtos, era difícil perceber para que serviriam, sem pensar em bruxaria. Um fascínio.

Abandonámos a Fna à vista da mistura entre os fumos dos churrascos e as luzes dos restaurantes, e a regatear o preço do regresso em trem puxado a cavalos. Ganharam os táxis, já que os 6 quilómetros de ida e volta pareciam demasiado longos para serem rentáveis “à pata”. Como era habitual, reunimo-nos no bar ou próximo dele, para as últimas notas incluindo a garantia de que no dia seguinte se partiria às 9 da manhã. Um must.