É inevitável não regressar ao espaço renascentista florentino.
O caminho é belo: Ponte Vecchio, Uffizi, Palazzo Vecchio, Duomo.
A Ponte Vecchio mantém-se como um dos ex-libris de Florença mais atravessados e a (cópia da) estátua de David continua a dominar uma piazza della Signoria prenhe de turistas.
O Palazzo Vecchio mantém-se aberto à curiosidade fotográfica e as (cópias das) estátuas da Loggia continuam a ter honras de galeria aberta.
Atravessar os Uffici (não fossem as obras eternas...) ou deambular pela piazza della Signoria, leva-nos para outra era.
Uma era que continua a conviver harmoniosamente com a mais recente.
A era dos anjos com a era das scooters.
O caminho é belo: Ponte Vecchio, Uffizi, Palazzo Vecchio, Duomo.
A Ponte Vecchio mantém-se como um dos ex-libris de Florença mais atravessados e a (cópia da) estátua de David continua a dominar uma piazza della Signoria prenhe de turistas.
O Palazzo Vecchio mantém-se aberto à curiosidade fotográfica e as (cópias das) estátuas da Loggia continuam a ter honras de galeria aberta.
Atravessar os Uffici (não fossem as obras eternas...) ou deambular pela piazza della Signoria, leva-nos para outra era.
Uma era que continua a conviver harmoniosamente com a mais recente.
A era dos anjos com a era das scooters.
Assim como as portas de bronze do Batisterio que parecem douradas.
Assim como as ruas apertadas e escuras e os passeios estreitos, com lojas elegantes e montras variadas.
Em todas, muita gente.
Mal se percebem os florentinos entre tantos louros e asiáticos.
Assim como as ruas apertadas e escuras e os passeios estreitos, com lojas elegantes e montras variadas.
Em todas, muita gente.
Mal se percebem os florentinos entre tantos louros e asiáticos.
Il Duomo, a catedral florentina |
Florença não é perfeita.
Já há uma praia nas margens do Arno.
Tem um aspecto incipiente mas está protegida por uma barreira de árvores que a torna praticamente oculta desde a outra margem.
Tem areia fina (ao longe é o que parece) mas o espaço é diminuto.
De lá, vê-se a Ponte Vecchio.
Já há uma praia nas margens do Arno.
Tem um aspecto incipiente mas está protegida por uma barreira de árvores que a torna praticamente oculta desde a outra margem.
Tem areia fina (ao longe é o que parece) mas o espaço é diminuto.
De lá, vê-se a Ponte Vecchio.
Uma praia no rio Arno |
O
ouro continua presente nas montras das ourivesarias e joalharias da Ponte
Vecchio.
Já foram retirados quase todos os cadeados – agora há uma multa de 50 euros para quem for apanhado a colocar cadeados - que enxameavam as grades que circundavam o busto do escultor Benvenuto Cellini, o autor da escultura em bronze de Perseu segurando a cabeça da Medusa, hoje exposta na Loggia dei Lanzi, próximo do Palazzo Vecchio.
Já foram retirados quase todos os cadeados – agora há uma multa de 50 euros para quem for apanhado a colocar cadeados - que enxameavam as grades que circundavam o busto do escultor Benvenuto Cellini, o autor da escultura em bronze de Perseu segurando a cabeça da Medusa, hoje exposta na Loggia dei Lanzi, próximo do Palazzo Vecchio.
Ouro, muito ouro nas montras das lojas da ponte Vecchio |
Apesar
de longas, as filas para entrada nos Uffici estavam mais curtas no Verão do que
na Páscoa do ano anterior.
Também andam por aqui muitos asiáticos.
O número de japoneses não aumentou, pelo que a grande quantidade de turistas devem ser chineses.
Andam em grupo, mas já há alguns casais que deambulam sozinhos.
Acontece o mesmo em Veneza.
Também andam por aqui muitos asiáticos.
O número de japoneses não aumentou, pelo que a grande quantidade de turistas devem ser chineses.
Andam em grupo, mas já há alguns casais que deambulam sozinhos.
Acontece o mesmo em Veneza.
Na piazza della Signoria o ambiente é feérico.
Passa-se com dificuldade à porta do palazzo Vecchio a caminho dos Uffici.
Anda ali muita gente e as obras continuam, pelo menos há um ano e quatro meses nas galerias a poente. No tempo de Cosme de Medici - imortalizado em estátua equestre na piazza - a praça já era o centro de Florença.
Passa-se com dificuldade à porta do palazzo Vecchio a caminho dos Uffici.
Anda ali muita gente e as obras continuam, pelo menos há um ano e quatro meses nas galerias a poente. No tempo de Cosme de Medici - imortalizado em estátua equestre na piazza - a praça já era o centro de Florença.
Além da estátua do Medici, a praça é uma autêntica galeria de arte a céu aberto.
Desde a cópia do "David", de Michelangelo, até à imponente fonte de Neptuno, de Ammannati.
Desde a estatuária de Donatello, "Judite e Holoferne", até ao "Perseu e Medusa", de Cellini.
A Loggia dei Lanzi acolhe um conjunto escultórico excelente.
Mas
foi o “suicida da ponte” que mais nos chamou a atenção.
Desde a cópia do "David", de Michelangelo, até à imponente fonte de Neptuno, de Ammannati.
Desde a estatuária de Donatello, "Judite e Holoferne", até ao "Perseu e Medusa", de Cellini.
A Loggia dei Lanzi acolhe um conjunto escultórico excelente.
Loggia dei Lanzi |
É uma obra de um artista francês que gosta de intervir
sem autorização nas cidades.
Está na ponte alle Grazie, contígua à Vecchio.
O homenzinho de metal e fibra de vidro parece estar a um passo de cair ao Arno.
Já o retiraram uma vez, assim que a edilidade o detectou.
Mas voltaram a colocá-lo a um passo de cair no Arno.
Parece hipnotizado com a beleza da ponte Vecchio.
Não se sai de Florença com um sentimento de perda.Está na ponte alle Grazie, contígua à Vecchio.
O homenzinho de metal e fibra de vidro parece estar a um passo de cair ao Arno.
Já o retiraram uma vez, assim que a edilidade o detectou.
Mas voltaram a colocá-lo a um passo de cair no Arno.
Parece hipnotizado com a beleza da ponte Vecchio.
Não, sabe-se que, na próxima oportunidade será a mesma Florença a receber-nos.
E o mesmo percurso como anfitrião.
Nessa altura, é possível regressar a um espaço que nos leva para outro tempo.
É essa mais valia que se leva de Florença.
É essa garantia que parece estar nos lugares históricos italianos.
Música: Avatar, James Horner
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