domingo, 27 de dezembro de 2020

Festival Corpo. Dança

 


Manifestação estético-artística, forma de divertimento ou ritual, a dança, relacionada com a religião, a estética e o espectáculo de grandes massas, a dança,  a par do teatro e da música, é uma das artes cénicas que herdámos dos primórdios da cultura. Dança, cultura, arte.

 


A dança utiliza o corpo em movimentos harmoniosos, ritmados, detalhados, estruturados e/ou improvisados, acompanhados ou não de música, a solo, em duo ou em grupo, com origens étnico-folclóricas, cerimoniais, histórico-clássicas e marciais, entre outras. Dança, corpo, movimento.

 


Após oito anos de realização em Sintra, o Festival Corpo, desloca-se para Lisboa. Além da dança, oferece workshops, terapias, exposições de artes plásticas e música ao vivo. Mas é a dança que move este festival que tem o habitual contributo do grupo sintrense Ai!aDança. Desta vez, em Lisboa.

 


9 horas de dança, entre as 10 da manhã e as 7 da tarde. Dança, muita dança. A 9º Edição do Festival Corpo, um Encontro Internacional de Dança. Desta vez em Lisboa, no espaço de jardins junto ao Palácio da Ajuda, com participantes portugueses, da Irlanda, Índia, Havai, Haiti, México, Indonésia. Dança, muita dança.


Trata-se de uma co-produção do Ai!aDança, da Junta de Freguesia da Ajuda, da Câmara Municipal de Lisboa e do próprio Palácio Nacional da Ajuda, que tem como objectivo divulgar e democratizar as artes em geral e a dança em particular. Todas as danças.

 

Em volta do recinto principal, o Festival contou com a presença de mais de três dezenas de artistas plásticos, com obras de escultura, artesanato, fotógrafos de dança, workshops dedicados e relacionados com o corpo, o movimento e a dança. Mais artes.

 

Participaram mais de 2600 bailarinos/as em representação de 111 grupos de dança, entre amadores e profissionais, das áreas do Ballet Clássico, Dança Espanhola, Dança Contemporânea, Jazz, Hip Hop, Dança Oriental, Ritmos Latinos, Dança Popular e Bollywood.


Condensar tantas horas, tantos estilos, tanta variedade de dança em escassos minutos de vídeo, é uma tarefa árdua e pouco retributiva. Fica um exercício que dá conta dessa diversidade em detrimento da qualidade. 


 

Sem comentários: