Desta vez, vamos
reservar a Sagrada Família para uma visita à tarde. A manhã foi dedicada à Casa Batlló. Mais tarde, desceremos o Passeig de Gracia até à praça da Catalunha, continuamos a descer as
Ramblas e terminamos no restaurante Caracoles, fazendo a ainda uma breve incursão na Plaça Real.
EM
CASA DO SR BATLLÓ
A
compra de bilhetes através da net deve ter evitado a proliferação de filas de espera
intermináveis à porta da Sagrada Família. E de muitos sítios de visita
obrigatória na capital catalã. Das três vezes anteriores em que quis visitar a
famosa catedral, a fila de espera para comprar bilhete dobrava esquinas.
Desta
vez, ao fim de um par de minutos já tínhamos bilhetes. Mas apenas para a visita
da tarde. Por isso, optámos por fazer mais cerca de dois quilómetros a pé até à
Casa Batlló e chegámos lá com mais quinhentos metros que já tínhamos desde o
hotel.
De
longe, já se percebe o traço de Gaudi, harmonioso, fantasista, enérgico e
naturalista, desenhado na fachada e nas varandas. As formas arredondadas,
oblíquas e circulares denunciam-no e vincam-lhe o gosto pelo natural, sobretudo
pela natureza marinha.
Aliás,
toda a casa parece um espaço aquático de uma leveza ímpar, mesmo apesar de
alguns materiais serem pesados, como o caso da madeira, que utiliza
frequentemente em vários sítios da casa.
Será
que o senhor Batlló, um magnata de Barcelona, lhe encomendaria algo tão aquoso,
tão estilizado, tão diferente do comum catalão? Provavelmente, sim. Seria com
certeza uma maneira de saber o que se passava lá fora, como parece ter sido
esse o objectivo da sala virada para a avenida dispor de vidros até ao chão.
Dizia
o áudio-guia que o magnata também queria ser visto, ou seja, que a sua casa
fosse apreciada por quem andava na rua. Com a grande dimensão das varandas e
dos vidros das janelas, podia ver e ser visto.
Com
a fantasia decorativa das varandas, que parecem máscaras de Carnaval, com
certeza que teria muita gente a vê-las desde a rua. Aliás, os elementos
decorativos não estão apenas no interior e na fachada. O telhado e as traseiras
tão foram alvo de intervenção.
Mas
há mais inovações. Aos azuis fortes e aos suaves, junta-se a nogueira ao pinho
mel, ao ferro associa-se o vidro martelado. A luz vem das janelas, mas também
vem de uma escadaria iluminada por claraboia. Hoje, como nessa altura, ainda há andares alugados...
O
pátio de um dos andares inferiores também sofreu intervenção, tendo Gaudi
privilegiado o mosaico em combinações fundamentalmente naturalistas, onde a
água, as plantas e os animais estão bastante presentes.
O
traço do mestre varre o edifício de alto a baixo. Quando chega ao telhado a
natureza estoura, desta vez com a ajuda da mitologia, e surge um dragão com
escamas de telha vidrada que ondula por toda cobertura da casa.
A ideia que fica é muito influenciada pelas linhas ondulantes que lembram vagas, pelos azuis que lembram a cor da água, pelos azulejos que lembram o fundo do mar, pelos vidros martelados que lembram a tranlucidade da água. A madeira está lá obrigatoriamente para aquecer o ambiente.
ESPREITAR A CASA MILÁ
Menos exuberante, a Casa Milá também exterioriza o traço boleado, ritmado e fluido do artista. Fica na mesma avenida, do lado contrário, um pouco mais acima e não tinha fila para entrar. Observamo-la apenas por fora. Tínhamos hora marcada na Sagrada Família.
A intervençao arquitectónica preenche o conjunto, pelo que a fachada, as varandas e o telhado voltam a ser cartão-de-visita do edifício. É um edifício do princípio do século XX, que já fez cem anos, e foi considerado Património da Humanidade. No interior, aloja um centro cultural.
ESPREITAR A CASA MILÁ
Menos exuberante, a Casa Milá também exterioriza o traço boleado, ritmado e fluido do artista. Fica na mesma avenida, do lado contrário, um pouco mais acima e não tinha fila para entrar. Observamo-la apenas por fora. Tínhamos hora marcada na Sagrada Família.
A intervençao arquitectónica preenche o conjunto, pelo que a fachada, as varandas e o telhado voltam a ser cartão-de-visita do edifício. É um edifício do princípio do século XX, que já fez cem anos, e foi considerado Património da Humanidade. No interior, aloja um centro cultural.
Entretanto,
fizemos uma pequena paragem para almoçar uma excelente salada de carpaccio numa
esplanada das bodegas Torres, no Passeig de Gracia, não muito longe de onde
tinham ocorrido confrontos entre a polícia e okupas numa das ruas há dois dias
e algumas motos tinham ardido.
SAGRADA FAMÍLIA
Por volta das
quatro da tarde entravamos finalmente – já tinha tentado outras vezes mas o
tamanho da fila nunca havia sugerido entrar - na catedral que Gaudi desenhou, provavelmente
a obra da sua vida mas que a sua morte não deixou terminar.
A expectativa era
imensa mas, um pouco à imagem do exterior, onde há muita figuração, esperava encontrar
alguma profusão de imagens de santos, muita arte sacra, ambientes escuros. Em
relação a isto foi uma completa desilusão.
No interior, não
há muita figuração, exceptando duas ou três esculturas e dois crucifixos
enormes sem cor e em locais inacessíveis. No exterior há mais representação
humana, em baixos-relevos e estatuária, em pedra ou em ferro.
Para além da luz e
da cor, provida através de vitrais, pequenos e grandes, mas muitos vitrais, há
algo de orgânico no primeiro impacto que volta a lembrar o traço de Gaudi
associado à sua atracção pela natureza. A desilusão cessa e dá lugar à
surpresa.
A dimensão é outro
espanto. Embora a planta seja cruciforme a forma esguia das torres acentua a
altura das naves. Tudo parece levar para o céu quando se olha para cima. E
quase não se chega a perceber os limites dos cones que encimam as torres.
Porém, baixo e
alto estão relacionados através de estrutura com muitas nervuras, a lembrar
Calatrava, que também podem ser percebidas como tentaculares, a lembrar de novo
a apego de Gaudi com a natureza e sobretudo com o mar, facto ao qual não será estranho todo o rendilhado dos tectos semelhante às redes dos pescadores.
Por outro lado, a
alegria das cores levam-nos para a variedade da coloração do campo ou para as
cores fortes e sortidas do mar tropical., mais ainda quando a abundância dos
azuis marinhos se confronta com a energia dos vermelhos e dos amarelos
campestres.
Talvez pelo facto
de a obra não estar acabada, há um ambiente pouco definido que deixa para mais
tarde uma classificação de estilo, uma caraterização categórica. Por outro
lado, o “jogo” de luzes, as cores e os brilhos, por vezes festivos, por vezes
sombrios, dão-lhe uma atmosfera gótica e misteriosa.
Mas o que mais m
surpreende naquele espaço é não se perceber com clareza onde está o cimo, onde
está o limite, onde começa o “céu”, onde está o divino. Gaidi era uma pessoa
extremamente religiosa. Por tal, essa reverência, essa distância à divindade,
tenha ditado os seus traços.
Nota-se bem o
contraste entre essa longura e a leveza das linhas, o confronto entre o baixo e
o alto, o chão e o cimo, entre o homem e o Deus. Dir-se-ia que há separação,
muita distância, entre o ser humano e o ser divino. Porém, a criação da Sagrada
Família também pode ter sido a charneira entre a obra e a perfeição, entre a
arte e o sagrado, entre Deus e o Homem.
Embora a arte
sacra e os edifícios religiosos me estejam cada vez mais longe na hierarquia
das visitas (e do gosto), saí com a ideia de que posso ali voltar daqui a uma
década. Talvez nessa altura, o ambiente esteja diferente, e que o que falta
junte mais arte à arte.
Descansámos no hotel e pouco depois das seis da tarde já estávamos de novo na
rua. Desta vez, o destino era Rambla. Até lá seriam as lojas que dominariam,
sobretudo porque escolhemos de novo o Passeig de Gracia, que é uma referência
de Barcelona naquela matéria.
Quisemos
quebrar a monotonia das compras que dedicamos exclusivamente às mulheres e
tentamos arranjar lugar no Hard Rock “lá do sítio”, situado na praça da
Catalunha, bem no início da Rambla, mas havia fila para as mesas e ao balcão
não havia lugar para todos.
PESSOAS DE BARCELONA
Como desta vez não
me consegui perder a sério na estrada, tentei fazê-lo nas ruas de Barcelona observando
as pessoas que passavam, um olhar sem qualquer compromisso que não seja captar
a expressão ou outro qualquer sentido do passar.
A face tem um
vocabulário interessante quando fala. Consegue dizer da pessoa, se vai
contente, pensativa, despreocupada, atenta, impressionada.
Se forem várias, pode detectar-se alguma coerência mas também uma diversidade de caminhos e propósitos, de atitudes e sentimentos. Ou nada disso.
Se forem várias, pode detectar-se alguma coerência mas também uma diversidade de caminhos e propósitos, de atitudes e sentimentos. Ou nada disso.
Ao contrário dos monumentos
ou das naturezas mortas, e até da memória, as pessoas transfiguram-se.
Por vezes, basta uma ideia para que a sua expressão mude, uma recordação para que o rosto de ilumine, uma novidade para que a face fale.
Por vezes, basta uma ideia para que a sua expressão mude, uma recordação para que o rosto de ilumine, uma novidade para que a face fale.
Porém, não sei o
que estes rostos dizem. São de pessoas, nem sequer escolhidas, apanhadas ao
acaso, sem qualquer critério que não fosse chegarem da Rambla direitos à praça
da Catalunha. A maioria passava em frente do Hard Rock barcelonês.
Mas podiam ser pessoas que passavam no Passeig de Gracia, os tais que o sr. Batlló queria que apreciassem a sua casa e, claro, que o apreciassem a si.
Há muita gente a apreciar a casa desenhada por Gaudi, quer pelo lado artístico, quer pela vertente ambiental, talvez também pelo requinte dos materiais, ou pelo impacto visual do edifício.
Poucos devem estar interessados em juntar o senhor Batlló ao conjunto. Estes, que passavam na Rambla, nao tinham cara disso. Aqui, o rosto estampa-lhes o momento. Pelo menos.
Mas podiam ser pessoas que passavam no Passeig de Gracia, os tais que o sr. Batlló queria que apreciassem a sua casa e, claro, que o apreciassem a si.
Há muita gente a apreciar a casa desenhada por Gaudi, quer pelo lado artístico, quer pela vertente ambiental, talvez também pelo requinte dos materiais, ou pelo impacto visual do edifício.
Poucos devem estar interessados em juntar o senhor Batlló ao conjunto. Estes, que passavam na Rambla, nao tinham cara disso. Aqui, o rosto estampa-lhes o momento. Pelo menos.
LA
RAMBLA
O nome deriva do
árabe e significa “rio seco”, fenómeno que aconteceu um pouco pela costa
mediterrânica espanhola, como seja o caso de Valência onde foi construído um
jardim extenso no leito de um rio que secara. Esivemos lá no ano passado.
Hoje a Rambla é uma das
ruas de maior movimento de Barcelona, sobretudo no passeio central, onde há
vários cafés, esplanadas, muitas floristas e, embora não me lembre de os ter
vistos aquela hora, estão habitualmente muitos mímicos, músicos, ginastas.
Fomos descendo a
Rambla a caminho do Porto Velho e entramos num dos mercados típicos, La
Boqueira, numa altura em que o apetite já se sobrepunha à estética. Demos uma
volta pelas bancas coloridas, cheias e apetitosas e já depois das oito da noite
conseguimos sentar-nos numa esplanada próxima.
À vista do Teatro
Liceu, o mais antigo e prestigiado de Barcelona, fomos petiscando á medida que
a noite se instalava enquanto esperávamos pelo Zé Monteiro e pela Margarida,
que haviam chegado a Barcelona durante a tarde.
LOS
CARACOLES
Quando chegaram, a
sugestão dele foi podermos jantar em Los Caracoles, um prestigiado restaurante
da cidade que fica a pouco menos de cinco minutos do local onde estávamos. E
foi para lé que descemos aproveitando a temperatura amena que se fazia sentir.
O restaurante fica
a dois passos da Rambla praticamente no início do bairro gótico. Várias salas,
desniveladas, escadas estreitas que levam a espaços com duas ou três mesas,
muitas fotografias de clientes nas paredes. A cozinha está à vista logo à
entrada.
PLAÇA REAL
PLAÇA REAL
As ruas do bairro
gótico, pelo menos as que circundavam o restaurante, assim como as que lhe davam
acesso, estavam pejadas de angariadores, designação um pouco lacta para quem
parece estar ali a viver de expedientes mais enigmáticos. Porém, esse
ambiente duvidoso desaparece na Plaça Real, uma Plaza Mayor ao estilo catalão,
onde os candeeiros públicos foram encomenda da edilidade a Gaudi e onde o
requinte das arcadas e das esplanadas concorre com as congéneres de Espanha.
Talvez por ser a
última noite e querermos usufruir da capital catalã até mais não, fomos a pé
para o hotel. À chegada, somávamos cerca de onze quilómetros nos ténis. Não é
muito para quem ande a pé em Barcelona, onde o piso dos passeios é liso e o terreno
é plano. E há sempre alternativa com duas rodas, mesmo que seja uma bicicleta.
O vídeo em,
https://vimeo.com/171772753