"Houve precisamente o número de inscritos que se esperava para esta Concentração, cerca de 200 participantes vindos de diversas partes do país e estrangeiro", in Motojornal, Agosto 86
Foi assim que o Tó Manel, um dos impulsionadores da Concentração, abriu o artigo que escreveu para a célebre Coluna dos Motards da Motojornal.
Ainda a imposição do imposto de luxo vigorava sobre as motos, as Honda sete e meio e as Kawa 900 eram as motos de referência, existia a Butimoto Corba, o Toni Contente e o Manuel João limpavam as corridas, e a rapaziada de Lisboa se juntava na Mexicana, quando um grupo de carolas reactivou o antigo Moto Clube de Lisboa.
E a verdade é que até organizaram uma Concentração – o 1º Alcatrão – no miradouro de Santa Eufémia, em Sintra. Não se nota, mas foram os Xutos e Pontapés que tocaram nessa noite, onde era difícil perceber se o pó que andava no ar era dos ‘burnouts’ das dois e meio ou dos charros do Zé Pedro.
Apurem a vista, reparem bem e vejam se descobrem na versão anos 80, as identidades daqueles miúdos cadavéricos cheios de genica que aparecem nas imagens, muitos capazes de serem avôs e terem guardado uma Suzuki 750 GT, uma Yamaha 750 XT ou uma Honda 350 Four, para os netos …
É fácil descobrir que não foi o amadorismo da logística, nem a esclerose de alguns modelos, nem sequer a poeira do trilho a desmobilizar aquela rapaziada, que ainda não se inquietava com os últimos modelos, com os capacetes da moda, com roupa de marca, se eram motociclistas ou motards…
Muitos juntavam-se em Vila Real, em Jarama, em Santo André, em Paris. Quando todos se conheciam… Vão conhecer alguns, seguramente! Vejam o filme!
Música: Baba O'Riley
Autores: The Who