sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Forte Velho do Outão



Toda a gente conhece o Forte Velho do Outão. Ou já lhe vislumbrou a silhueta degradada. Mas, ainda assim, é um conjunto edificado que se salienta e articula na paisagem da serra da Arrábida com algum sucesso. É o panorama que de lá se vê que lhe gaba o sítio.

Está ali desde os últimos anos da década de 40, constituindo-se como parte das baterias fixas dedicadas à defesa costeira, colocadas ao longo das margens do Sado e da península de Setúbal. Esta foi designada como 7ª Bateria do Outão.

Além dos edifícios destinados ao posto de comando, a bateria dispunha de 36 peças, abrigos subterrâneos, vários corredores e túneis de ligação e armazéns de projectéis. Hoje só 2 peças de grande calibre e as respectivas armaduras estão visíveis.

Com as peças obsoletas há várias décadas, a actividade militar cessou ao findar o século XX. As instalações foram-se degradando e hoje todo o conjunto não passa de uma ruína, que o tempo e a mão humana vai inexoravelmente agravando.

No edificio do comando, do qual restam apenas as paredes, estas têm sido alvo de tags, desenhos e pinturas, que emprestam algum colorido ao interior. Em redor do edifício, uma espécie de longo balcão acompanha a área voltada ao mar.   

Todavia, mesmo considerando o elevado estado de degradação das instalações, é sobretudo a posição estratégica e a situação paisagística que surpreendem, colocando-se ao nível do Convento da Arrábida, chegando a ser deslumbrantes alguns dos panoramas dali observados.

Dali é possível vislumbrar a costa alentejana quase até Sines em dias claros, dominar a foz do Sado, ver Tróia como numa maqueta, quaase tocar no Forte de Santiago do Outão, reconhecer os meandros da zona costeira próxima com Setúbal ali à mão, Em baixo, junto ao mar é facilmente reconhecível o forte de Santiago.

A paisagem é admirável. Em dias, como foi o caso, em que o assoreamento do Sado mais se nota, é possível ver pequenas ilhas de areia que se formam perto da foz. Apesar da temperatura da água por ali, ser habitualmente fresca, as ilhas convidam muita gente para aquela areia alva e fina. 

Se já o passeio pela Arrábida possibilita excelentes panoramas, quer sobre o mar quer sobre a serra aqui, deste local, a vista deslumbra-se especialmente com a dimensão da abrangência. É um sítio simpático para mostrar a amigos.  




Sem comentários: