quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Turquia 2021 - 4ª Parte - De Kusadasi a Igoumenitsa

Deixámos Kusadasi cedo. Não havia paisagens deslumbrantes no percurso que nos tentassem. A não ser que... Porém, estávamos a cerca de 400 quilómetros de ÇANAKKALE. A meio do percurso teríamos de parar para almoçar.
Aparece sempre qualquer ponto interessante no itinerário. Não é todos os dias que se encontra um oásis, uma pequena península em madeira sobre o Mediterrâneo, para comer bom peixe, sob um clima quase estival, em boa companhia.

SOB O CAVALO DE TROIA

Ainda aventámos uma tentativa, não conseguida, antes do Mototour, para visitar as ruínas de Tróia. Mas já lá havíamos chegámos em cima da hora de fecho. Por tal, deixámos para depois o encontro com Aquiles e Heitor.
Ficamos alojados no HOTEL KOLIN, talvez o melhor da jornada, um 5 estrelas moderno, espaçoso, com staff à altura e a bom preço. Situado próximo do mar, permitiu ainda fazermos um passeio pedestre nocturno ao longo das margens do Mediterrâneo.
Ir a Tróia e não estar próximo da História e do mito, seria um ultraje que gregos e troianos não deixariam passar. Por isso, de manhã, entrámos em Çanakkale, qual exército de Menelau, e não deixámos de posar sob a barriga do famoso CAVALO DE TRÓIA, neste caso, a réplica utilizada no filme de Wolfgang Peterson, Trioa.

FRONTEIRA DE FILAS
Se habitualmente já não é fácil, por vezes, torna-se mais difícil acertar a pressão dos pneus numa Paneuropean. Sobretudo, quando:
- a primeira bomba não tem o equipamento de ar a funcinar (aliás, por tal, o pneu ainda ficou com menos ar);
- a segunda não tem equipamento de ar;
- e, a terceira, tem o equipamento de ar a funcionar demasiado bem!
Lá fomos, obrigados a rodar com pouco ar, depois na mesma, depois com ar a mais.
À quarta, foi de vez...
Era a nossa vez de passar o ESTREITO DOS DARDANELOS para Galipoli, um outro local histórico da Primeira Grande Guerra, onde se distinguiu aquele que seria o construtor da Turquia moderna, Kamal Ataturk. Entrámos no ferry acompanhados de um vendedor ambulante de porta-chaves e quase todos ficamos com uma recordação do local.
Chegamos à fronteira de IPSALA em velocidade lenta ao longo dos últimos 3 quilómetros ladeados por camiões estacionados dos dois lados da estrada. Apesar de estarem pouco mais de uma dúzia de carros para sair da Turquia, esperamos bastante para atravessarmos a fronteira. Porém, seria a entrada na Grécia a testar mais uma vez a nossa paciência.
Avançamos a conta-gotas, empurrando as motos ao sabor do expediente grego e do calor da ocasião. Razão da demora: apresentação do famigerado “plf”, com uma equipa sanitária grega pronta para aplicação de testes. E, se a espera já tinha sido valente, quando o telemóvel se recusa a mostrar aquele ficheiro, há que vencer os gregos pela exaustão...

DO EL GRECO À TORRE BRANCA

Era imperativo atravessar a Grécia para chegarmos a tempo ao já reservado ferry de volta a Itália. Para tanto, elegemos SALÓNICA como ponto de paragem, sobretudo para não passarmos um dia inteiro na estrada, uma vez que os cerca de 500 kms da jornada contemplavam um barco e uma fronteira como filtros. E, aquela hora de atraso na fronteira, fez com que chegássemos já de noite à segunda maior cidade grega.
Porém, a tempo de enfiar as motos, duas a duas, no elevador do HOTEL EL GRECO – o pior da viagem, desgraçado pintor que ficou tão mal na tela! – jantar numa espelunca com atendimento confuso e partir para a noite.
Noite que, ali perto, era uma espécie de Bairro Alto ao cubo, com ruas estreitas, pejadas de bares, de animação e com a malta nova num vai-vém frenético e numeroso, entre uma das maiores avenidas de Salónica e a marginal. Optámos por um Gin tónico, numa espalnada mais calma, na Praça Aristóteles.
De manhã, saímos calmamente pela extensa marginal e parámos perto da TORRE BRANCA, priisão durante o século XIX, mas de origem medieval, que fazia parte da muralha da cidade.
Paramos, passeamos e fotografamos. Deixamos a cidade, sabendo que havia muito que ver, para além da área da marginal. Mas, temos de chegar a tempo de mergulhar no Mar Jónico e de fazermos o check-in do ferry. Enfim, parece pouco...

ALMOÇO EM IOANINA...

Voltamos à auto-estrada grega. Percorremos um bom pedaço que ainda não tínhamos feito a caminho de Meteora. Regressamos aos contrafortes montanhosos e reconhecemos incliusivamente a saída para Metsovo. Desta feita, porém, era IOANINA que estava no trajecto como local de paragem desta etapa. Á chegada, parecia estarmos no pino do Verão, de tal forma que, foi imprescindível almoçar numa das esplanadas que marginam o lago, aproveitando a temperatura fantástica.

Aliás, a rua de entrada em Ioannina, capital da região de Épiro, que vai para o Lago Pamvotida, leva-nos ao longo da muralha do castelo, um anfitrião estético e histórico de peso. O lago é calmo, permite passeios de barco, paisagens agradáveis e locais para fotos de grupo. E, como não podia deixar de ser, a (saborosa) comida grega faz o resto.

...MERGULHO EM IGOUMENITSA

Quando chegámos a Igoumenitsa, virámos para a costa, para as colinas que dão acesso a pequenas praias.
- Ali não, que não há acesso!
- Mais à frente, não, que é um parque de campismo!
- É por aqui, é por acolá... há ali qualquer coisa gira!
- Já voltamos...
Ainda é cedo mas, à cautela, é melhor ir já ao porto fazer o check-in do ferry.
E a coisa esteve preta.
Já tínhamos percebido em Bari que, sem tranquilidade e ponderação, os novos trâmites de controlo sanitário dificilmente teriam bom desfecho. Tudo tinha de estar visível como se de um papel se tratasse. Mas não aceitavam em papel...
Aqui, voltou a ser necessário encontrar uma interlocotora dedicada, já que, as dificuldades de preenchimento do “plf” e de comunicação (rede de telemóvel), originaram stress e, sobretudo, morosidade.
Por isso, quando deixámos o porto já o sol declinava rumo ao Mediterrâneo. Mesmo assim, ainda foi possível encontrar um pequeno oásis, a PRAIA DE GÁTA. Naquele dia, aquela hora, a praia estava "sózinha", à nossa espera, com camas e chapéus de sol gratuitos. O poente recebia-nos a tempo de bebermos um Gin tónico a olhá-lo nos olhos.
A água puxava-nos para lá, para uma calmaria não tão suspeita como as pequenas dentadas de um peixito que não se via, mas picava como gente grande. A minha perna ainda sangrou, enquanto os outros sentiam, de vez em quando, uma espécie de apalpadela traduzida numa pequena picadela. Porém, o pôr do sol superava todos os incómodos, forte e belo, a vincar com determinação o adeus à Grécia.

À NOITE, NO PORTO MARÍTIMO

Voltamos a IGOUMENITSA para jantar numa esplanada com os restantes participantes portugueses no Mototour. Se a demora na recepção já tinha sido valente, a espera pelo ferry foi-se estendendo pela noite.

Valeu-nos, todavia, umas horas de convívio com os portugueses com quem fizemos a travessia. Horas de frio mas, também, de troca de ideias e opiniões sobre aquilo que gostamos: motos e viagens, ou seja, viajar de moto!