sábado, 25 de outubro de 2025

Casais Velhos. Villa Romana

De passagem, o cartaz mal se vê. O acesso não é dramático, mas não parece digno daquele conjunto arqueológico. A vedação para veículos foi executada com 3 ou 4 calhaus. Fica perto da localidade de Areia, a norte de Cascais.

São estruturas dos séculos III e IV, onde se salienta pela dimensão um edifício termal. Porém, também há hipoteses de ali ter existido uma pequena industria de tinturaria. Estamos na Villa Romana de Casais Velhos.

Da villa, pouco se encontrou até agora. É possível identificar um lagar e dois silos. E, ainda, várias sepulturas em três necrópoles, onde se encontraram alguns objectos, nomeadamente várias moedas, uma agulha e uma lamparina, entre outras.

Uma das necrópoles parece ser mais tardia, provavelmente dos séculos V ou VI. Há ainda restos de muralhas e estruturas que indiciam ser de tanques de salga de peixe, escavados na rocha. 

A dimensão do complexo observável é pequena. Contudo, algumas informações indiciam que se trata de um maior espaço de ocupação e construção, mencionando inclusivamente a existência de um aqueduto que alimentava a villa.

É um sítio interessante, mas parece abandonado. Embora se note que as ervas não estão a cobrir as estruturas, mas estas estão a céu aberto sem qualquer protecção. Apesar de o espaço de estacionamento não ser grande, dá para parar uma moto e um carro.

Diz-se que há planos de recuperação, arranjo e preservação das ruínas. Vale a pena concretizá-los. Por ali, a maresia inala-se e o mar presente-se. O Guincho está a dois passos. 

















Sem comentários: