sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Clássicos na Cordoaria



Foi na Cordoaria Nacional, ali a Belém. Já lá vai mais de meio ano. Juntou clássicos, modernos, automóveis, motos, colecções, automobilia, estilo de vida, entre outras atracções. Para quem gosta deste tipo de memórias, mas não só.

Não são velhos/as (pelo menos, alguns/mas), são antigos/as. Não estão em mau estado (a maioria), alguns parecem novos. Há de tudo: estrada, todo-o-terreno, luxo e dia-a-dia, exclusivos e populares.

E há muitas celebrações. A dos 80 anos do final da Segunda Guerra Mundial, com um conjunto de veículos representativos daquele conflito, e as dos 70 anos do Fiat 600, da Alpine e do Citroen DS, todos lançados em 1955.

Mas há mais. Um cinquentenário do Portaro, o primeiro todo-o-terreno nacional e, na área do desproto, a comemoração dos 40 anos da primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1, precisamente no Circuito do Estoril.


Nas motos, está lá uma NR 750, de 93, quase preço de saldo, 199 mil euros. Uma BSA e uma DKV, militares, dos anos 40 e, ainda, a NS400R de Freddie Spencer, o Fast Freddie que víamos no GP de Jarama.

A surpreender, as de mais baixa cilindrada, uma Maserati, da fábrica de Modena, uma Ferrari dos Fratelli Ferrari e, ainda duas carismáticas Honda CD50. Se das primeiras nunca tinha visto sequer nenhuma, as última eram um “must” nos anos 70.


Ainda lá estava uma clássica MVAgusta, uma GS Paris Dakar, de 1983, uma BMW K1, de do mesmo ano, uma costumizada Harley Davidson com acessórios Jack Daniels e, ainda uma BSA (cc?) em estilo Dirt Track americano.


 Poucas, mas boas, as representações das motos podiam, realmente, serem em maior número. Porém, eram abrangentes e encontravam-se em bom estado. Ah! até uma pequena Monkey lá estava.


Nos automóveis, entre outros, destacavam-se um Renault 5 Turbo e um Bugatti Type 22, da década de 20. Também lá estava uma carrinha Mercedes Benz Nurburg 460, de 1931, do Regimento de Sapadores Bombeiros.

Uma carrinha Citroen HY / biblioteca itinerária, semelhante às da SAPP, um UMM de 84, um Riley com uma matrícula curiosa, além dos DS, dos Porsches, MG e, até, um Rolls ou Bemtley com com limpa-vidros nos faróis.