domingo, 31 de agosto de 2025

Japão. Festas e Rituais




Japão. Festas e rituais. Está na Fundação Oriente até ao fim deste ano. Há visitas guiadas, poucas todavia. São mais de milhar e meio de peças que fazem parte da colecção Kwok On. Para quem gosta da cultura japonesa é um “must go”. 

 
Estão lá, entre outros: Amaterasu (deusa do sol), Daruma (com ligações ao Budismo Zen), Jizo (guardião das crianças), yokais (demónios ou espíritos malignos), o Ta No Kami (o kami dos arrozais).


No Japão como em todo o mundo, a cultura (também) passa por festas e rituais. Como expressões culturais, servem para um conjunto de acções humanas que visam comunicar, homenagear, mediar, recriar, reafirmar ou fortalecer, incitar ou transformar.


Fazem-no através de experiências/vivências colectivas, ou até mais íntimas, públicas ou privadas, onde se podem cruzar temas sociais, religiosos, históricos, através de eventos/práticas que contemplam danças, cerimoniais, cantos, rezas e outros costumes.


No Japão, como em todo o mundo, estas festas e rituais estão muito ligados às religiões. Conhecidos como “Matsuri” (festival) são cerimónias ligadas sobretudo ao Xintoismo - de Xinto, o caminho dos deuses -, e ao Budismo - doutrina do sábio indiano “Buda”. 


Um dos mais conhecidos rituais é o do chá, Chanoyu (cerimónia do chá japonesa), que reflecte princípios budistas (Chado, a via do chá). Um dos mais importantes festivais é o Festival das Cerejeiras em Flor (Sakura Matsuri).


Tal como em todo o mundo, o Japão tem um longo e diversificado calendário de festivais, p.ex. do fogo de Verão, de depuração de objectos, bem como rituais de limpeza de túmulos e de homenagem aos antepassados (culto dos ancestrais). 


 Existe um conjunto de rituais de passagem, que vão desde as diversas idades-chave, que pod ecomeçar pela primeira refição do bébé, até ao final de um ciclo de 60 anos. Outros, são anuais como seja o Hatsumode, visita de santuários no Ano Novo.


Não são uma obrigação, uma regra/norma, uma lei. São práticas que se estendem desde tempos antigos. Buscam prepetuar sobretudo a harmonia, a natureza e as crenças, para um bem maior, o reforço dos laços de identidade e pertença a uma comunidade.



Sem comentários: