sábado, 13 de junho de 2020

CHAMBERI, estação fantasma


O Metro de Madrid é um dos mais antigos, extensos e com mais estações do mundo. Em Outubro de 1919, já contava com cerca de 3,5 quilómetros e 8 estações. O Metro de Lisboa foi inaugurado em Dezembro de 1959, 40 anos depois, com 4 estações.
Uma das estações do Metro de Madrid, Chamberi, foi construída numa curva, mesmo assim não muito pronunciada.  A estação ficava ainda muito próxima de outras duas, Bilbau e Iglesia. Com o crescimento sistemático de utentes, o Metro de Madrid foi obrigado a aumentar as composições de cinco para seis carruagens.
A estação de Chamberi, além de estar situada na tal curva, não tinha comprimento suficiente – necessitaria de cerca de 90 metros - para receber uma composição com seis carruagens. A solução foi encerrá-la em 1966. Durante mais de quarenta anos, a estação esteve encerrada e os respectivos acessos barrados para impedir o acesso directo de qualquer pessoa. 
Porém, o acesso à plataforma continuou aberto, uma vez que as composições continuavam a passar pela estação. E foi através das linhas – dada a proximidade com as estações contíguas - que alguns sem-abrigo acederam à velha plataforma e aí assentaram arraiais, improvisando algumas luzes. Com a passagem rápida das composições, os passageiros passaram a ver figuras sombrias, barulhos e luzes fugidias.
O resto é fácil de adivinhar. As histórias de fantasmas e aparições envolveram a estação numa lenda urbana. Só em 2008 o espaço foi avaliado e recuperado para efeitos museológicos, tendo sido criado para o efeito um Centro de Interpretação, aberto ao público desde aquela data.
Próximo da entrada, no piso imediatamente abaixo, é possível assistir ao audiovisual que recorda a história do Metro de Madrid. Mais abaixo, nota-se a estreiteza dos acessos, sobretudo nos corredores. Passamos as antigas bilheteiras e chegamos à plataforma.
O azulejo branco “ilumina” o percurso mas, mesmo assim, o espaço é diminuto. O conteúdos das direcções são de origem, sendo possível identificar ainda a linha inicial. A publicidade foi criada em azulejo, sendo sobretudo dedicada à classe privilegiada da altura, a que podia andar de Metro.
Não deixa de ser curioso estar a ouvir as informações do guia e, de um momento para o outro, este baixar a voz e dizer que continuará depois da passagem do Metro... que abranda nesta estação, sendo possível perceber se vai cheio ou vazio.
Não é difícil descobrir a entrada da estação, basta encontrar a Plaza Chamberi. Todavia, está identificada como, “Andéncero 0” Estacion Museo, cuja arquitectura cilíndrica, em aço e vidro, não parece as habituais entradas de museus, muito menos o acesso a uma das mais antigas estações de Metro de Madrid...