O Metro de
Madrid é um dos mais antigos, extensos e com mais estações do mundo. Em Outubro
de 1919, já contava com cerca de 3,5 quilómetros e 8 estações. O Metro de Lisboa foi
inaugurado em Dezembro de 1959, 40 anos depois, com 4 estações.
Uma das
estações do Metro de Madrid, Chamberi, foi construída numa curva, mesmo assim
não muito pronunciada. A estação ficava
ainda muito próxima de outras duas, Bilbau e Iglesia. Com o crescimento
sistemático de utentes, o Metro de Madrid foi obrigado a aumentar as
composições de cinco para seis carruagens.
A estação de
Chamberi, além de estar situada na tal curva, não tinha comprimento suficiente
– necessitaria de cerca de 90 metros - para receber uma composição com seis
carruagens. A solução foi encerrá-la em 1966. Durante mais
de quarenta anos, a estação esteve encerrada e os respectivos acessos barrados
para impedir o acesso directo de qualquer pessoa.
Porém, o acesso à plataforma
continuou aberto, uma vez que as composições continuavam a passar pela estação. E foi através
das linhas – dada a proximidade com as estações contíguas - que alguns sem-abrigo
acederam à velha plataforma e aí assentaram arraiais, improvisando algumas luzes.
Com a passagem rápida das composições, os passageiros passaram a ver figuras
sombrias, barulhos e luzes fugidias.
O resto é
fácil de adivinhar. As histórias de fantasmas e aparições envolveram a estação
numa lenda urbana. Só em 2008 o espaço foi avaliado e recuperado para efeitos
museológicos, tendo sido criado para o efeito um Centro de Interpretação,
aberto ao público desde aquela data.
Próximo da
entrada, no piso imediatamente abaixo, é possível assistir ao audiovisual que
recorda a história do Metro de Madrid. Mais abaixo, nota-se a estreiteza dos
acessos, sobretudo nos corredores. Passamos as antigas bilheteiras e chegamos à
plataforma.
O azulejo
branco “ilumina” o percurso mas, mesmo assim, o espaço é diminuto. O conteúdos
das direcções são de origem, sendo possível identificar ainda a linha inicial.
A publicidade foi criada em azulejo, sendo sobretudo dedicada à classe
privilegiada da altura, a que podia andar de Metro.
Não deixa de
ser curioso estar a ouvir as informações do guia e, de um momento para o outro,
este baixar a voz e dizer que continuará depois da passagem do Metro... que
abranda nesta estação, sendo possível perceber se vai cheio ou vazio.
Não é difícil descobrir
a entrada da estação, basta encontrar a Plaza Chamberi. Todavia, está
identificada como, “Andéncero 0” Estacion Museo, cuja arquitectura cilíndrica,
em aço e vidro, não parece as habituais entradas de museus, muito menos o acesso a uma das mais antigas estações de Metro de Madrid...