sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Peregrinação na Quinta da Regaleira



Os jardins da Regaleira têm sido desde há anos palco de diversos espectáculos que contemplam um périplo pelos vários ambientes, e aproveitam, quer os cenários naturais, quer aqueles que foram criados sobretudo pelo proprietário mais controverso, Carvalho Monteiro, um homem da cultura que multiplicou a fortuna familiar que havia herdado.
Desta feita, o espectáculo envolve oito protagonistas, além do público, e do ambiente dos jardins da Quinta da Regaleira. Porém, foram mais de vinte os que levaram à noite da casa de Monteiro Milhões a peça, “Peregrinação”, uma adaptação do texto homónimo de Fernão Mendes Pinto.
Trata-se de um espectáculo itinerante, ao estilo promenade, onde os cenários vão mudando de acordo com o local e o público se vai adaptando ao espaço disponível. Aqui, o intervalo entre cenas é o que leva o público de um sítio para outro.
Além do texto, baseado na obra do cronista, é a estética do ambiente natural que cria o impacto visual pretendido. A noite acrescenta o ambiente misterioso e inquietante. As luzes e os efeitos especiais ampliam o ambiente nevoento. A música dilata o ambiente vibrante.
O itinerário estende o desafio e as provocações da acção. O percurso, especialmente no poço iniciático e no castelo, além de mostrarem a atmosfera nocturna desses lugares, vai mantendo a expectativa e mesmo o suspense de sítio para sítio.
Todos os cenários são aproveitados, ao transformarem o castelo num barco, ao aproveitarem a luxuriante vegetação para criar ambientes orientais e ao recorrem à arquitectura renascentista para ilustrar a viagem e as aventuras de Fernão Mendes Pinto.
Além dos diversos e enigmáticos espaços da Quinta, a arquitectura também assiste o espectáculo de uma maneira adequada. O guarda-roupa, utilitário e meticuloso, ilustra bem as personagens. Pontualmente, e quanto baste, a interacção com o público acontece.

Protagonistas, público e cenário, articulam-se em sintonia. O Teatro Tapafuros, que não é virgem nestas andanças, já está em velocidade de cruzeiro neste tipo de produções. O público também já sabe ao que vai e continua a gostar deste tipo de propostas. O cenário, esse, ficará por ali durante muitos anos, disponível para o que quer que lá aconteça.


O vídeo ehttps://vimeo.com/234728313 



Sem comentários: