quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Leituras de Verão - Figueroa, Tavares, Rauen, Dostoiévski





TUAREGUE,
Alberto Vázquez-Figueroa


Do conjunto, o mais cativante. Sobretudo, pelo exotismo do tema e pelo desenrolar da história. Pena aquele alerta de “tragédia” que a contracapa anunciava. Como qualquer “dica”, espera-se que aconteça a todo o momento ou, melhor, tenta-se logo perceber o que vai acontecer deixando de parte detalhes (eventualmente mais) interessantes.

O cenário contempla o deserto, oásis, fortes militares, e a cidade de Tunis. Retrata uma sociedade isolada, exótica, imperativa, mas também hábil, solidária e íntegra, a tuaregue. Mas também espelha um país em mudança com dificuldade em lidar com as subculturas que alberga e com as alterações políticas. O tema versa sobretudo a questão da honra, dentro de uma perspectiva cultural que vai à ética cultural tuaregue, mas também contempla uma importante componente política.

A parte cultural é a mais interessante. O texto é fácil e, dessa forma, apresenta a tal ética cultural / códigos de conduta, bem como os conhecimentos tradicionais e as habilidades técnicas, a noção de espaço e de tempo, a sua organização social e política, ao longo da estória escrita de uma maneira muito acessível.

Outra componente interessante, é a abordagem política. Numa região em que a história do século XX passa mais pelos outros do que pelos locais, estão bem patentes as dificuldades da mudança colonial que ainda não tinha sido bem percebida e os poderes, hierarquias e papéis não estavam ainda completamente definidos.

O protagonista, Gacel Sayah, é um carismático nobre tuaregue que se tornará num mito, e cuja tradição manda acolher como hóspede qualquer desconhecido e protege-lo como de um familiar se tratasse. Acontece que a morte e o rapto de dois homens que hospeda o leva a partir numa longa jornada em busca dos culpados por aquela desonra.

É essa expedição que vai contar com muitas aventuras, acção e suspense, ao longo de um trajecto ímpar de exotismo, beleza, aridez, onde a vontade de um homem determinado irá influenciar todos à sua volta. Tem um final abrupto e surpreendente, realmente trágico.

JERUSALÉM,
Gonçalo M Tavares

O mais difícil da jornada. Como outros que nunca acabei de ler, este parecia fadado a pertencer aquela percentagem. Esteve difícil sair dos primeiros capítulos (há muitos e apresentam sucessivamente novas e novos personagens e situações), mas a curiosidade e a estranheza da evolução de toda aquela gente, naqueles espaços asfixiantes, naquelas relações conflituais tão intensas, empurraram-me para o restante.

A escrita não é difícil, o vocabulário é acessível, há expressões poéticas e uma estrutura atraente. Mas o tema é negro, tal como a capa do livro. Fala sobretudo sobre a morte, sobre os dramas dos diferentes personagens.

Os nomes, mas talvez mais a descrição dos lugares e das personagens, deram-me a sensação de que tudo se passa num país de leste, num sistema político controlador. 


A estória são várias histórias das vidas de diversas personagens, das suas estórias e história negras, não muito tenebrosas mas trágicas. A trama passa-se em ambientes isolados mas perturbados, tão falhos como a personalidade, aparência ou deficiência física das personagens. Raras são as ocasiões em que há confiança, felicidade, certeza ou esperança. Dos protagonistas ninguém sai ileso aos sobressaltos da natureza humana e aos relacionamentos fracassados.

Uma mulher doente, dois médicos, um psiquiatra (protagonista principal) e outro diretor de hospício, uma prostituta, um ex-combatente, um esquizofrénico, o filho deste e da mulher do médico, são as personagens fundamentais da trama, organizada de forma teatral. Podia seguramente existir um palco e meia dúzia de cenários, num espaço exíguo, onde evoluíam as poucas personagens do enredo.

O conteúdo do texto discute para uma série de questões filosóficas, como sejam a vida e a morte, a loucura e a sanidade, a natureza das relações pessoais, entregando às personagens uma grande riqueza de comportamentos e atitudes.

Não deve ser fácil ler “Jerusalém” em Outonos soturnos ou Invernos chuvosos, mas Verões ensolarados ou Primaveras auspiciosas podem certamente compensar algumas trevas existenciais ou quadros sombrios que o texto pode suscitar.

DOIS CORAÇÕES EM DUAS RODAS PELA AMÉRICA DO SUL, Ricardo Rauen

Havia lido metade há dois pares de anos. Depois, emprestei-o. Voltei ao princípio e acabei praticamente de o ler. São relatos das primeiras viagens de moto de Ricardo e Michele Rauen, dois brasileiros de Florianópolis, na cordilheira andina, pela região dos Sete Lagos (Chile e Argentina), deserto do Atacama, Patagónia, Terra do Fogo, Ushuaia, Peru e Machu Picchu.

Tem como fulcro dar a conhecer aqueles roteiros de viagem sobretudo do ponto de vista paisagístico. É esta vertente que o texto encerra, a par da descrição dos passos e dos locais visitados. Estão lá as estradas, as montanhas, o deserto, os lagos, os lugares de passagem mais interessantes da viagem, além dos encontros com os locais ou com outros viajantes.

Outra componente que releva muito da personalidade do autor dá conta das atitudes tomadas face sobretudo às adversidades típicas daqueles espaços, alguns deles com quilómetros de rípio, chuva abundante e persistente, ou em elevada altitude.

Conta também com aqueles detalhes fortuitos que muitos dizem ser o sal da viagem: jantar na mesa ao lado do presidente da Argentina, a moto mal trabalhar a inóspitos 5 mil metros de altitude, apanhar granizo do tamanho de bolas de golfe sem qualquer protecção que não fossem os capacetes, transferir gasolina de um bidão para o depósito da moto às escuras; mas também situações recompensadoras, como fossem, a chegada à cidade mais austral do mundo, Ushuaia, a passagem de ano junto do canal de Beagle ao som das buzinas dos navios ancorados no porto, ou ainda a visita tranquila por Machu Pichu quase sozinhos. 

Não tem o detalhe dramático de um “Machu Pichu”, de Chardô, nem o cunho literário de “BuenaYork”, de Gonçalo Matta, mas também não tem tenções de ser uma obra desse tipo. Trata-se de uma escrita simples, de leitura rápida, que passa em revista muitos lugares exóticos e sublimes, assim como situações arriscadas e gratificantes. Para quem gosta de locais diferentes, viagens, viajar de moto. Escrito com o coração.


http://www.rauenmotoviagem.com.br/livro.htm


O JOGADOR,
Fiódor Dostoiévski

Percebe-se no texto o tempo da escrita. É uma obra das últimas décadas do século XIX e que espelha bem a época, abordando por exemplo a vida social da classe alta europeia em geral, e da atitude alemã e russa face à vida em particular.

Não é de leitura fácil, embora vocabulário, expressões e fio condutor sejam simples. Os detalhes dos locais, das relações, dos juízos éticos e das críticas sociais ocupam muita da prosa.

O que parece de início ser um romance terno e sossegado, cedo passa a um melodrama agitado para depois evoluir para tragédia. Se bem que de início as personagens não parecem fugir de um estereótipo de classe, com uma vida amorfa e de circunstância, cedo se complicam as relações e os comportamentos e o enredo ganha situações permanentes de conflito.
A maioria da acção decorre num luxuoso hotel e no casino de uma cidade alemã. Junta um general russo na reforma e com muitas dívidas, o perceptor dos filhos – que também é o protagonista, numa espécie de autobiografia do autor – a avó rica do general, e uma quantidade de personagens enigmáticas, obstinadas e modelares, desde um misterioso nobre russo, uma vigarista francesa, uma estranha enteada do general, um nebuloso inglês e um não menos misterioso aristocrata francês.

A trama anda em redor desse general arruinado e do seu séquito: a amante francesa, que quer viver à sua custa, o francês que quer reaver o que lhe emprestou, a avó que em vez de morrer e lhe deixar a herança vem ao casino jogar a sua fortuna, o parasitismo do russo e a estranha presença do inglês, além da figura do protagonista, perceptor dos filhos do general, mas que acaba por se tornar num jogador inveterado.

Acresce uma paixão incompreendida entre o perceptor e a afilhada do general, o embuste da relação entre a francesa e o general, o ódio da avó deste à amante e ao próprio neto, os aparecimentos e desaparecimentos das personagens mais obscuras.

O desenrolar da acção leva a avó e o perceptor ao casino por várias vezes. Dois desses momentos são decisivos. A partir deles, agudizam-se as relações de conflito entre as personagens que passam a viver situações extremas e desesperadas. Para o fim, uns desaparecem, há quem estoire uma fortuna, quem endoideça. O remate final contempla a questão de saber o que será mais forte, se o jogo se o amor.



1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Cordeiro,
Adoro ler ... mas, nunca me tinha occorrido ler da forma como TU o fazes (foto acima).
Registei as tuas leituras de Verão, "cusquei" o teu blogue como habitualmente e, se não nos encontrarmos entretanto, segue abraço amigo da Manela Dias.