terça-feira, 7 de maio de 2013

A Arte do Rock


O título soa bem, The Art Of Rock, a Arte do Rock. É alegre, sonoro e envolvente. Mas a exposição não é sobre a arte da música rock. Vai para além da música. É sobre o talento plástico dos artistas de rock.
Dezembro 2012. Chegou a 14, saiu a 26. Em pouco menos de duas semanas o talento plástico dos músicos do rock esteve presente no Hard Rock Café de Lisboa. No piso superior do antigo cinema Condes, nos Restauradores. Trata-se de uma exposição itinerante. Lisboa e o Hard Rock Café foram os últimos sítios onde estará aberta ao público. Uma tournée que envolve quatro dezenas de obras de uma vintena de músicos.
Manhã de domingo. Estava pouca gente no rés-do-chão. Todos estrangeiros, praticamente. À entrada, pedimos para subir: "faz favor!", disseram-nos de imediato, um pouco mais à frente: “espere que não está limpo...”, de seguida, “pode subir!”. Subimos. Em cima, as paredes do andar superior estavam preenchidas com os quadros das vedetas, numa espécie de caleidoscópio artístico de artistas do rock. No chão, porém, as cadeiras ainda estavam de pernas para o ar...
Tramada, estava a luz da exposição. Se, por um lado, o ambiente é soturno no meio do daquele espaço, por outro, a luz que iluminava os quadros incidia de maneira tal que chegava a ofuscar a vista. Propositado ou não, a verdade é que as fotografias não ficaram grande coisa. E valia a pena divulgar as imagens, já que, estavam ali quase meia centena de obras de artistas como Ringo Star, dos Beatles, Ronnie Wood, dos Rolling Stones, Paul Stanley dos Kiss ou Pete Twonshend dos The Who
Os elementos dos The Who eram os mais representados na exposição. Além do guitarrista Pete Townshend, estavam lá também obras de Roger Daltry e de John Entwistle. Era possível descobrir auto-retratos de Michael Jackson e Jim Morrison, uma estrela de Ringo Star e uma colecção de máscaras dos Iron Maiden. 
Podia-se ver ainda Jerry Garcia (Grateful Dead) como anjo a voar sobre o planeta. Também lá estavam obras de Frank Zappa, Alice Cooper, Billy Idol, Lou Reed e Mike Oldfield. O de cima é de Ringo Star. 

Música: Deep Purple - Smoke On The Water