domingo, 9 de junho de 2024

Festa do Japão. 2023


Tem muito da cultura japonesa. Anime, música japonesa, cosplay, artes marciais, artes florais, manga, dança, etc, etc, Promove o Japão em Portugal há muitos anos, através de um evento que celebra a amizade e a permuta entre os dois país anualmente.

Para tal, a embaixada do Japão que organizou o evento, trouxe um grupo de entretenimento de dança “Awa Odori”, intitulado Takarabune, uma dança tradicional de Tokushima, curiosamente cidade onde morreu um consul português, grande apaixonado pela cultura japonesa, Venceslau de Moraes.

Do ponto de vista musical, também esteve presente um duo japonês de flauta e percussão, desta feita num registo de fusão entre a tradição musical japonesa e a música ocidental, num estilo “Edo-bayashi”, utilizando diversos tipos de tambores e flautas japonesas.

O evento teve lugar no Jardim Vasco da Gama, em Belém, num dia quente mas sem vento, propício à visita das muitas bancas que rodeavam o jardim. Diz-se que estavam mais de 70 instituições representadas, desde a gastronomia à indústria automóvel, das viagens às manufaturas.

Com o habitualmente, há demonstrações de artes marciais no palco principal, que decorrem a seguir à hora de almoço. O Aikido nacional costuma estar presente representado por uma das associações nacionais, por convite da Federação Portuguesa de Aikido, FPA.

Este ano, coube à Associação Portuguesa de Aikido e Disciplinas Associadas, APADA, a representação do Aikido nacional, tendo englobado jovens e adultos, homens e mulheres, numa demonstração de um dos emblemas culturais significativos do Japão.

 

Outra disciplina representada no palco principal foi o Tenchi Tessen, uma arte inspirada no Budo japonês, criada por Georges Stobbaerts - o fundador do Aikido (e não só) em Portugal, baseada sobretudo no Iaido e no Aikido, assim como no Yoga e no Zen.

 

Uma outra disciplina representada, obrigatória até nas escolas japonesas, foi o Kendo, cuja tradução simples é “o caminho da espada”, desenvolvida a partir do combate com espadas dos samurais do Japão feudal, cuja prática actual se faz com uma “Shinai”, uma espada de bambu.

Uma boa ocasião para estar próximo das diversas actividades que fazem parte da cultura japonesa, para rever amigos e praticantes de Aikido (ou mesmo de outras artes marciais), vaguear pelas diversas bancas de artigos japoneses, assistir a espectáculos e ou demonstrações.




 

Sem comentários: